Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
13/07/2020
Em entrevista ao Radiojornal Tambor, nesta segunda-feira (13), o quilombola, integrante da Tv Quilombo, Raimundo José, conversou sobre como o Quilombo Rampa, em Vargem Grande, utiliza da mídia independente no combate ao novo coronavírus.
Raimundo José explicou que por ter difícil acesso a internet e não ter área de cobertura para telefones no Quilombo, a comunidade precisou de favores de moradores das cidades vizinhas para que conseguissem o cadastro em benefícios como o auxílio emergencial.
O comunicador ressaltou que o Quilombo Rampa tem pessoas da saúde atuando na região, mas falta equipamentos básicos de proteção individual para a população.
E, tentando ultrapassar as dificuldades, a Tv Quilombo entrou como agente ativo com a criação de um vídeo. No produto audiovisual, foi pedido contribuição para a compra de itens necessários no combate a proliferação da Covid-19, como máscaras, e álcool em gel.
“A gente vem desmascarando a real preocupação dos governos em relação às populações mais carentes e a comunidade”, evidenciou ele.
A TV Quilombo, criada em 2017, busca mostrar a realidade das comunidades quilombolas e tradicionais. De acordo com o Raimundo José, a tv fala a língua da população daquela região.
“Não precisamos que alguém dê a voz para gente, a voz já existe. Ela precisa apenas que seja ouvida e entendida do jeito que ela é”, ponderou o quilombola.
Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.