A Diretoria Executiva e o Conselho de Representantes do biênio 2025-2027 da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) foi eleita.
Agora, a Seção Sindical do ANDES-SN convoca sua base para uma Assembleia Geral Extraordinária para a posse dos definidos na votação. O evento acontece na sexta-feira, 5 de dezembro, na Casa da Apruma, localizada na Rua do Egito, nº 207, Centro de São Luís.
A reunião ocorrerá de forma híbrida, com encontro presencial na capital maranhense e por videoconferência para todos os campi do interior. O encontro, que terá primeira chamada às 16h e segunda às 16h30.
A assembleia simboliza um momento de renovação e continuidade para o sindicato, que completa 47 anos de atuação em 2025. A trajetória da entidade é marcada pela defesa da educação pública e pela luta por direitos, com recente destaque na greve de 2024, que garantiu reajustes salariais para a categoria.
Logística da Assembleia e Posse
Para assegurar a participação ampla de todos os filiados, a Apruma organizou pontos de encontro em diversas localidades. Em São Luís, o evento será sediado na Casa da Apruma (Rua do Egito, nº 207, Centro). Nos campi do interior, os locais definidos são:
- Sala de Multimídia do Centro de Codó;
- Sala de Videoconferência do Centro de Ciências de Grajaú;
- Sala de Videoconferência do Centro de Ciências de São Bernardo;
- Sala D-112 (ao lado da sala de videoconferência) do Centro de Chapadinha;
- Auditório do Centro de Bacabal;
- e Sala de Videoconferência do Centro de Ciências de Balsas.
Os locais para os Campus Imperatriz e Campus Pinheiro ainda aguardam definição final. A pauta da assembleia contará com informes gerais seguidos da cerimônia de posse oficial.
Nova Gestão Toma Posse
A direção que assumirá foi eleita pela Chapa 1 “Apruma nos representa: autonomia, direitos e democracia”. A gestão será liderada pelo professor Luiz Eduardo Neves dos Santos, na presidência, com Rosilda Silva Dias como vice-presidente e Cristina Cardoso de Araújo na secretaria-geral.
O Conselho de Representantes eleito é composto por docentes de todas as unidades, incluindo os 11 campi do interior, garantindo a representatividade das bases. A nova diretoria assume com o compromisso de dar continuidade ao enfrentamento de todas as formas de assédio e opressão, reafirmando o papel histórico da Apruma na defesa da universidade pública e dos direitos dos professores da UFMA.
A assembleia do dia 5 de dezembro não apenas formaliza a transição de gestão, mas também reforça os canais democráticos do sindicato, convocando a categoria para participar ativamente dos rumos da entidade no próximo biênio.