Skip to main content

Setembro amarelo e o cuidado com a saúde mental 

 

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
11/09/2020

O mês de setembro, marca a campanha do “setembro amarelo”, de prevenção ao suicídio e para uma conversa sobre a saúde mental da população.

Para falar sobre o tema, o psicólogo e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Jean Marlos, participou do Radiojornal Tambor, nesta segunda-feira (9).

Segundo o psicólogo, o suicídio é um problema de saúde pública e durante muito tempo foi tratado como um tabu pela sociedade.

Marlos pontuou que, durante a campanha, existe uma pressa para divulgação, no entanto, muitas pessoas não entendem que ela tem a ver com possibilidade de um espaço de escuta e acolhimento do sofrimento do outro. Demonstra, desta forma, a importância do trabalho do psicólogo.

O professor também destacou que, ao tratar de casos de suicídio, os meios de comunicações precisam ser responsáveis e não fazer um sensacionalismo sobre o ocorrido.

“Alguns profissionais com a ânsia pela cobertura, extrapolam um pouco o espaço privado que, por ocasião, se tornou público”, evidenciou.

Ele também apontou que a morte por suicídio não é consequente apenas de fatores psicológicos. Fatos sociais, familiares, sobre a sexualidade, gênero ou as diversas violências também podem ser gatilhos.

Para ouvir a entrevista completa confira nosso TamborCast. 

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jean Marlos

Obrigado pela oportunidade de contribuir.


1
0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados