Skip to main content

Sindicado dos bancários: Audiência Pública debate desmonte do Bradesco no MA

Bradesco pretende fechar 10 agências bancárias e 6 postos de atendimento nos próximos meses no Maranhão. Imagem: banco de imagem Institucional Bradesco

O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA) trava uma verdadeira batalha contra o desmonte do Bradesco no Maranhão.

Com a campanha “Bradesco Ceifador” em plena atividade, a entidade sindical foi às ruas, câmaras municipais, imprensa e alertou a população em geral contra o fechamento de, ao menos, 20 agências e postos de atendimentos do Bradesco no Maranhão.

E as mobilizações e atos não param. Na próxima segunda-feira (26/05), será realizada uma Audiência Pública. O debate acontece às 15h, no Plenário deputado Gervásio Santos – o Plenarinho, da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), no bairro do Calhau, em São Luís (MA).

A ação, promovida pelo SEEB/MA e pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Alema, tem por finalidade barrar o desmonte do Bradesco no Estado.

Segundo a direção do SEEB/MA essa é mais uma oportunidade para denunciar que o Bradesco, mesmo com um lucro de R$ 20 bilhões em 2024, quer deixar milhares de maranhenses abandonados à própria sorte – comerciantes, aposentados e trabalhadores.

O coordenador geral do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Rodolfo Cutrim, já reiterou diversas vezes que, infelizmente, tem sido recorrente no sistema financeiro brasileiro essa reestruturação, ou seja, esses cortes que resultam em fechamento de agências, demissão de bancários e a consequente queda de qualidade na oferta de serviços e atendimento à clientes e usuários.

“Essa medida penaliza os usuários, clientes e população em geral”, enfatizou Rodolfo Cutrim ao relembrar que, em 2004, o Bradesco comprou o Banco do Estado do Maranhão (BEM), o banco com maior capilaridade no Estado e promotor um importante papel econômico e social. Então, o Bradesco precisa cumprir essa função social e não visar apenas o lucro”, ponderou o sindicalista.

Luta e mobilizações

Ao longo deste ano, o Sindicato dos Bancários do Maranhão realizou uma série de atividades e atos contra o desmonte do Bradesco. Entre tantas ações, houve denúncia junto ao Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e ao Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA).

Aconteceu, também, uma campanha de sensibilização junto aos deputados estaduais e federais maranhenses para a gravidade do caso e atos públicos em cidades como Mata Roma, Sítio Novo, Icatu, Campestre, Afonso Cunha, Fortaleza dos Nogueiras, Matinha, dentre outras.

O SEEB/MA divulgou informativos impressos e em redes sociais, além da participação em rádios, TVs e spots em carro de som. Houve, ainda, reuniões com prefeitos e vereadores das cidades afetadas com o desmonte do Bradesco.

Arame, Sítio Novo, Campestre, Fortaleza dos Nogueiras, Santo Antônio dos Lopes, Matinha, Duque Bacelar, Icatu, Mata Roma, São Benedito do Rio Preto, Axixá, Presidente Juscelino, Luís Domingues, Sucupira do Norte, Buriti e São Félix de Balsas são as cidades que devem ser atingidas pelos cortes.

A direção do Sindicato ainda esteve reunida com o gerente regional Sérgio Takanashi e com o diretor Nordeste I do Bradesco César Cabus, que se limitaram a dizer que “a reestruturação é uma decisão da Diretoria Nacional do banco”.

Ainda como parte da mobilização, na manhã da sexta-feira (23/05), a entidade sindical realizou um Ato Público em frente ao Bradesco da Avenida Magalhães de Almeida, em São Luís.

No protesto, os bancários caracterizaram a agência com lápides e ceifadores, representando o desmonte do Bradesco no Estado.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados