
O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIU/MA) e os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) obtiveram mais uma importante conquista.
A entidade sindical e os caemeiros e caemeiras aprovaram em Assembléia Geral, por unanimidade, a proposta para o pagamento do passivo do dissídio 2019, ou seja da dívida relativa a reajustes salariais devidos às trabalhadoras e aos trabalhadores da empresa.
Após idas e vindas, reuniões e manifestações, o sindicato retomou a sugestão que foi construída no processo negocial entre STIUMA e a equipe da Diretoria Administrativo-Financeira: o valor de 500 mil reais mensais para ativos e 250 mil reais para ex-empregados a cada 3 meses (83 mil por mês). Descartando, assim, a imposição do pagamento de 50% do passivo em folga.
Os valores serão pagos mensalmente, por grupos de empregados, sendo 50% em ticket alimentação e 50% em pecúnia (dinheiro), em parcela única a cada empregado, iniciando por aqueles que têm menor valor a receber.
Para os inativos, os valores serão pagos totalmente em dinheiro. Os valores monetários serão restituídos no final do próximo mês de junho e a parcela em ticket alimentação será creditada no início do mês de julho deste ano, para o primeiro grupo.
Também estarão incluídos os 38 trabalhadores que exerciam/exercem função gratificada e haviam sido excluídos da primeira listagem.
A direção do STIU/MA garantiu que vai acompanhar as correções e o cronograma que será montado para o pagamento.
Por fim, o sindicato comemora que, com serenidade e maturidade, a nova proposta foi aprovada em Assembleia Geral por unanimidade, demonstrando o compromisso do sindicato com a luta por respeito e dignidade para quem trabalha.