Skip to main content

Ceprama lança edital para seleção de artesãs e artesãos maranhenses

Imagem: Divulgação

Lançado Edital Público destinado ao credenciamento de artesãos individuais, entidades representativas e trabalhadores criativos interessados em ocupar espaços para exposição e venda de produtos artesanais na sede do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama).

O processo de seleção oferece 60 vagas, sendo 30 destinadas a artesãs e/ou artesãos com registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e 30 para artesãos criativos.

O Edital ainda prevê reserva mínima de 10% das vagas para artesãs e/ou artesãos com deficiência, indígenas e quilombolas, promovendo a inclusão e a diversidade na ocupação dos espaços.

As inscrições já estão abertas através do preenchimento de um formulário e se encerram no dia 27 de maio deste ano.

O programa de entrevistas promovido pela Agência Tambor, o “Dedo de Prosa”, do dia 06 de maio, entrevistou Silverio Junior, diretor do Ceprama.

(Veja, ao final deste texto, o Jornal Tambor com a íntegra de Silverio)

O diretor destacou a importância do Ceprama na promoção e valorização do artesanato maranhense e seus artesãos para o fortalecimento da nossa identidade cultural no estado, contribuindo, ao mesmo tempo, para a economia.

“A casa ela é histórica. O Ceprama é esse espaço de cultura. O edital está bastante inclusivo e democrático porque atende a todas as camadas”, ressaltou Silverio.

Silverio falou que o Ceprama ao longo dos anos tem sempre se reinventado, e busca mostrar para o povo maranhense através de eventos, oficinas, feiras, shows, cursos o quanto o estado é rico em tradições e manifestações culturais de comunidades e povos com técnicas milenares de artesanatos feitos com arvores e sementes nativas do Maranhão, como a palha do buriti, o babaçu, a juçara, as palmeiras, os bordados do bumba-meu-boi e muito mais.

Ele completou: “vamos ter esse cuidado na hora de fazer a seleção dos artesãos, porque a gente quer que a cultura maranhense esteja presente nos trabalhos – coisas que são do nosso estado”.

Os interessados devem atentar para a documentação exigida no edital. A divulgação da lista provisória dos selecionados está prevista para o dia 04 de junho de 2025, e o início das atividades dos novos permissionários será a partir de junho de 2025, com vigência de dois anos.

Com informações da SETUR/MA.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Silverio)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados