
No próximo sábado (26/04) e domingo (27/04), vai rolar na Casa d’Arte o “Festejo 11 Anos”, para celebrar mais de uma década de (r)existência do Instituto Maranhão Sustentável (IMAS) e do Centro Cultural Casa d’Arte.
Localizada na Rua do Farol da Marinha, nº 9, no Alto do Farol, no município de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís, a Casa d’Arte preparou uma programação recheada de shows, oficinas, atividades e muito mais.
O Festejo, em mais uma edição, promove um grande encontro de artistas, fazedores de cultura e públicos diversos, reafirmando o compromisso do espaço com a arte, a memória e a ocupação criativa na Ilha de São Luís.
No dia 26 (sábado), a programação começa às 16h e contará com shows de Luís Lima, Cláudio Lima com participações de Jon Sul e Josias Sobrinho, lançamento da pré-venda do livro Na Lente do Viageiro, de Francisco Torres Tremembé, exposição de poemas e outras atrações.
E para marcar esse momento especial, em meio à efervescência do Festejo, será lançada a nova identidade visual da Casa d’Arte.
No dia 27 (domingo), será realizada uma atividade especial, voltada exclusivamente para os moradores da comunidade da Raposa. Essa programação não será aberta ao público.
O “Festejo 11 Anos” é realizado pela Casa d’Arte Centro de Cultura e pelo Instituto Maranhão Sustentável (IMAS), com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo do Maranhão e da Prefeitura de Raposa.
Histórico
Com 11 anos de atuação, a Casa d’Arte é um centro cultural idealizado por artistas para inspirar, criar, expor, registrar e difundir a cultura em todas as suas manifestações.
No local, são promovidos eventos e ações que acolhem e incentivam a criatividade, além de fortalecer redes colaborativas, valorizando a economia solidária, a autonomia e a arte autêntica.
Certificada pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, a Casa d’Arte se articula para inspirar e ser referência em processos criativos e compartilhados em diversas áreas do saber.
Entre os projetos desenvolvidos e em andamento, destacam-se: No Caminho do Farol, Quintal Cultural, Feira Solidária, Educação Artística, Residência Criativa, Redes Colaborativas e Cozinha Experimental.
IMAS
Articulado como associação em 2011, o Instituto Maranhão Sustentável nasceu para promover o protagonismo social, resgatando o papel do associativismo e das organizações da sociedade civil como base para um novo modelo de governança e inovação com criatividade local.
Em 2012, durante a Rio+20, o IMAS se conectou com organizações sociais do mundo todo para trocar experiências e refletir sobre os desafios da comunicação social nas ONGs.
Ao longo desses 14 anos de atuação, o instituto realizou diversas atividades, como o debate pioneiro sobre museologia social na 10ª Semana Nacional de Museus, com o museólogo Mário Chagas, referência no tema na América do Sul.
Também foram desenvolvidos projetos como Semente, além da criação de uma nova metodologia para dinamização de centros culturais, com projeto demonstrativo no Centro Cultural Pinheirense (MA), Feiras Solidárias, Festival Gastronômico na Ilha de São Luís, e um intercâmbio com o Museu Violeta Parra, no Chile, promovendo diálogos, música e poesia para compartilhar experiências de gestão sociocriativa e construção de redes colaborativas, entre muitos outros.
SERVIÇO
O quê: Abertura do projeto “Festejo” da Casa d’Arte, com shows de Luís Lima, Cláudio Lima e participações de Jon Sul, Josias Sobrinho e muito mais
Quando: Dia 26, a partir das 16h
Onde: Casa d’Arte Centro de Cultura – Rua do Farol da Marinha, nº 9, Alto do Farol, Raposa
Entrada: Gratuita
REDES SOCIAIS
Instagram: @casadartecult
Facebook: Casa d’Arte