
O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (StiuMA) encaminhou, na tarde desta quarta-feira (09/04), para a Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) a “Pauta de Reivindicações” dos trabalhadores e trabalhadoras da companhia.
Essa pauta é base para o debate e formalização do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2027. A partir de agora, a diretoria do StiuMa vai começar a batalha para o início das negociações.
“Vamos precisar de toda força, união, coragem e disposição para lutar e conquistar”, diz o Sindicato em informe aos trabalhadores e trabalhadoras da companhia.
A pauta foi aprovada tendo como base a pré-pauta apresentada pelo Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (StiuMA) durante assembleias realizadas entre o dia 27 de março e o dia 04 de abril, em São Luís e nas regionais de Chapadinha, Santa Inês, Pinheiro, Imperatriz, Presidente Dutra, Pedreiras, Barreirinhas e São João dos Patos.
A partir da pré-pauta, a entidade sindical recebeu algumas sugestões de acréscimos e modificações, resultando na Pauta de Reivindicações final e oficial, encaminhada à Caema.
Nas assembleias, o Sindicato também deu informes das negociações do Passivo do Dissídio, que avançou consideravelmente, mas a Comissão da Caema ainda apresentará o que foi discutido em mesa à Direx e ao Conselho de Administração para, então, formalizar a proposta do modo de pagamento do referido passivo, que será apresentado à categoria.
O StiuMa considera que o processo negocial já se arrastou demais, por isso, foi aprovado na Assembleia Geral que, caso não se tenha uma proposta oficial concreta até o dia 24 de abril, será iniciada uma mobilização com paralisação no dia 25 de abril.