
No próximo sábado (15/03), o “Clube da Leitura” chega à terceira edição. Promovido pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA). Durante o encontro, os participantes irão debater o livro “Insubmissas Lágrimas de Mulheres” da escritora Conceição Evaristo.
O evento é aberto à bancários, seus dependentes e ao público em geral.
A obra de Conceição reúne histórias sensíveis e potentes sobre vivências femininas marcadas por desafios, dores e resistência, abordando questões como racismo, desigualdade e memória. O evento acontece às 15h, na Sede Administrativa do Sindicato, no Centro de São Luís.
A mediação do encontro ficará por conta da professora Natália Regina Serpa, doutora em História da Literatura, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Fronteiras Literárias (GEFLI) e especialista em literatura afro-brasileira, memória e identidade.
Segundo a bibliotecária do SEEB/MA, Marília Durans, esse livro é fundamental para “compreendermos a força e a resiliência das mulheres diante das adversidades da sociedade”.
Para a coordenadora SEEB/MA Luma Mayara o Clube da Leitura é mais que um momento de troca literária. “É um espaço para fortalecer a formação política, promover a integração da classe trabalhadora e incentivar a reflexão sobre temas que impactam diretamente nossas vidas”.
Na opinião do coordenador Eloy Natan, o Clube da Leitura é um espaço para fortalecer a formação política, promover a integração de classe e incentivar a reflexão sobre temas que impactam diretamente as vidas dos trabalhadores.
O histórico
Na 1ª edição do Clube da Leitura, realizada na Sede Recreativa dos Bancários, no Turu, em São Luís, no dia 18 de janeiro, os participantes debateram sobre o livro “O Alienista” do escritor Machado de Assis.
O livro traz reflexões profundas sobre a saúde mental, tema fundamental para os trabalhadores, especialmente aqueles que enfrentam os impactos da exploração no ambiente de trabalho.
Essa edição foi alinhada com a campanha Janeiro Branco, que busca conscientizar sobre saúde mental e criar uma cultura de cuidado emocional em nossa sociedade.
O debate foi mediado por Vanda Rocha, graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Na segunda edição do Clube da Leitura, realizada em 22 de fevereiro, na Sede Administrativa dos Bancários, no Centro de São Luís, os participantes debateram sobre o livro “A Torre: o cotidiano de mulheres encarceradas pela ditadura”, da jornalista e mestre em História, Luiza Villaméa.
A obra retrata a experiência de mulheres presas durante o regime militar, trazendo à tona relatos impactantes sobre resistência, repressão e a luta pela democracia no Brasil.
A mediação do debate ficou a cargo de Marcus Saldanha, historiador e jornalista, produtor do programa História em Debate na Rádio Timbira.
Fonte SEEB/MA