Skip to main content

UFMA: denúncia diz que nova proposta levará a uma educação excludente e ineficaz

A ameaça é greve. Amanhã, dia 6 de fevereiro de 2025, a atual gestão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pode simplesmente dar início a um processo de extinção dos Departamentos Acadêmicos da instituição de ensino superior.

O assunto será tratado às 10h, no CONSAD, o Conselho de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O presidente do CONSAD é o reitor Fernando Carvalho. Segundo apuramos, ele tem maioria política neste Conselho.

Por outro lado, um número significativo de Departamentos da UFMA já se manifestou totalmente contrário ao processo de extinção.

Caso o CONSAD aprove o fim dos Departamentos, o assunto será avaliado, depois, pelo CONSUN, o Conselho Universitário, o órgão máximo deliberativo, normativo e avaliativo da UFMA.

Judicialização

Sobre esta questão, a atual gestão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está sendo denunciada pela APRUMA, o sindicato que reúne os professores e as professoras da UFMA.

A presidente da APRUMA, professora Ilse Gomes, concedeu uma entrevista ao Jornal Tambor desta quarta-feira (05/02).

(Veja abaixo a entrevista e o Jornal)

Na próxima segunda-feira (10/02), Ilse voltará ao Jornal Tambor para tratar do encaminhamento dado pelo CONSAD.

Segundo o sindicato, a grave ameaça veio no bojo de um “Programa de Modernização” que foi apresentado pela atual gestão da UFMA. É esta proposta que será votada amanhã (06/02), no Conselho de Administração.

A mesma APRUMA, com todo seu peso político e credibilidade, afirmou através de uma Nota Pública que a extinção dos Departamentos “vai gerar uma educação excludente e ineficaz”.

Leia a nota pública da APRUMA sobre o assunto

Segundo apuramos, caso a atual gestão leve esta proposta a frente, a APRUMA deverá judicializar o caso.

A importância

Os Departamentos Acadêmicos são vistos como unidades essenciais dentro das instituições de ensino superior. Eles atuam na organização e no desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Os departamentos, entre outras ações, fazem atualização curricular, fundamentando a formação dos estudantes e contribuindo para a produção do saber.

Cada departamento colabora na promoção de cursos, projetos de pesquisa e ações de extensão. São garantidores da qualidade do ensino,

Quem já se manifestou

Inúmeros Departamentos Acadêmicos da UFMA já se manifestaram contra a extinção, notadamente os de Ciências Sociais, Artes Visuais, Música, Teatro, Psicologia, Filosofia, Tecnologia, Química, Informática, Matemática, Física, Pedagogia, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Medicina I, Medicina II e Medicina III

O outro lado

No início da manhã de hoje (05/02), a Agência Tambor enviou e-mail para a Superintendência de Comunicação da UFMA ([email protected]), para ouvir a versão da atual gestão da Universidade, sobre as denúncias que estão sendo feitas a “proposta de Modernização”.

Quando a gestão da UFMA responder, nós atualizaremos esta matéria.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados