Após denúncias de dezessete comunidades da Zona Rural de São Luís das péssimas condições do transporte público na região, moradores dessas localidades, organizado e em luta, obtiveram uma grande conquista. Os moradores foram entrevistados no Jornal Tambor, dia 27 de janeiro, expondo os problemas e buscando soluções.
A boa notícia é que, na segunda-feira (03/02), as linhas que atendem essas comunidades voltaram a operar com dois ônibus em cada uma delas e horários predeterminados.
Enilde Cardoso, da Comunidade de Collier, uma das entrevistadas informa que “Estamos agora aguardando da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) uma planilha com todas as linhas e seus respectivos horários para colar no terminal, nas paradas de ônibus e divulgar em nossas redes socais e grupos de mensagens”.
Dessa forma, pondera: “podemos nos programar e não sofrer tanto com tanta espera. Sabemos que ainda não é o ideal, mas já foi uma grande vitória. Teremos dois ônibus em cada linha e com um intervalo de duas horas entre um e outro”.
Nos dias de domingo ficam circulando somente as linhas Pedrinhas, Porto Grande. Rio dos Cachorros e Cajueiro. “Vamos continuar organizados e em buscas de novas conquistas como uma linha para atender a Comunidade de Camboa dos Frades”, revelou.
A moradora da Comunidade Vila Maranhão, Ângela Silva, complementou que de acordo com o termo firmado no Ministério Público, na sexta-feira (31/01) entre a SMTT, empresários dos transportes e comunidade as linhas agora passam adequações e devem ser servidas por ônibus e micro-ônibus. “Uma grande conquista. O tormento de pagar uma passagem mais cara com o transporte alternativo vai acabando”, finalizou.
Veja a entrevista no Jornal Tambor e conheça os problemas enfrentados na região.