Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
22/01/2021
Foto: Andressa Zumpano
O Quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru/MA, está fazendo campanha de arrecadação para a reforma da Tenda Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na região.
A quilombola, educadora popular e integrante do coletivo Agentes Agroflorestais Quilombolas (AAQ), Zica Pires, em entrevista ao Radiojornal Tambor, nesta sexta-feira, 22, falou sobre a campanha e as dificuldades existentes no Quilombo.
Ela explica que a Tenda se caracteriza por um movimento de garantia a vida. Segundo ela, é a base dos fundamentos que indicam que há um lugar para além do que se reconhece como ‘seu’. “É a garantia de nossa vida espiritual e física. A gente é matéria, mas também somos espirituais”, enfatizou.
De acordo com Zica Pires, é preciso arrecadar fundos, porque os materiais aumentaram de valor de 2020 para cá. Por isto a importância de que as pessoas doem qualquer valor que puderem.
A educadora popular aproveitou a oportunidade para denunciar questões de desrespeito com o Quilombo, por parte do governo estadual. Ela espera que a nova gestão do município seja favorável a sua comunidade.
Para ela, o discurso do governo estadual não se difere do governo federal. E destaca que mesmo diante a um governo progressista, ele também age para extermínio da população quilombola.
“A maioria não importa para nenhum governo. O que importa é uma minoria, meia dúzia de homens brancos. Porque a maoria preta, indígena, o povo, não importa”, declarou ela.
Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.
Para contribuir com a comunidade, doe qualquer valor para a contas neste cartão.