Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
14/01/20
No Radiojornal Tambor que ocorreu nesta segunda-feira (13), os jornalistas Emilio Azevedo, Flávia Regina e Ed Wilson Araújo debateram sobre o concurso não realizado, no ano de 2019, para Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.
O tema já havia sido debatido em programa anterior, em 2019, solicitando explicações do por que o não cumprimento da decisão judicial. O concurso pode abrir vagas para 1.275 novos servidores na Assembleia maranhense, mas ainda não foi realizado. “Fica a impressão que o atual presidente da Assembleia (Othelino Neto, do PCdoB) acha que ele está acima das decisões judiciais”, ponderou Emilio Azevedo.
A jornalista Flávia destacou no TamborCast que, segundo o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (SINDSALEM), a Assembleia pode pagar multa de até 50 mil reais diárias, a partir deste ano, caso não cumpra a decisão judicial.
Ed Wilson Araújo também ressaltou a importância da realização do concurso nesse cenário atual de desemprego no Brasil, e em especial no Maranhão. “Muitas pessoas estão lotando os cursinhos para fazerem concursos. Existe uma grande expectativa das pessoas que estão desempregadas”, argumentou o jornalista.
Emilio Azevedo, cobrou, ainda, um posicionamento mais consistente em relação ao tema. “Othelino é um político ainda jovem. Mas sua postura, nesse assunto, nos remete aos velhos coronéis, que agiam na base do quero, posso e mando”, destacou ele.
A Agência Tambor continuará fazendo programas debatendo sobre o tema, enquanto o presidente da Assembleia maranhense não se posicionar. “É necessário que haja concurso público. A Rádio Tambor vai cobrar”, disse Emilio Azevedo.
Ouça o debate em nosso podcast da Rádio Tambor: