Skip to main content

Eleições em São Luís! Voto 1 possibilitará passagem gratuita para estudantes

Eleitores favoráveis ao Passe Livre Estudantil, em São Luís, devem votar 1 para garantir o início do processo que assegurará transporte coletivo gratuito aos estudantes na capital maranhense.

No próximo domingo (06/09), data do primeiro turno das Eleições 2024, 746.828 eleitores em São Luís, além de votar para prefeito e vereador da capital, também decidirão sobre a implantação do Passe Livre Estudantil. A votação só será encerrada após os três votos: vereador, prefeito e plebiscito do passe livre.

A Coordenadora da Frente do Sim pelo Passe Livre Estudantil, a professora e comunicadora popular Rejane Galeno, da Agência Tambor, alerta sobre a criação de uma espécie de “pacto de silêncio em relação ao plebiscito que ocorrerá em São Luís no dia 6 de outubro, junto com as eleições”. Ela destaca que não está sendo divulgado que o voto 1 é o que possibilitará a gratuidade no transporte público para os estudantes de São Luís.

“Em várias cidades do Brasil, os estudantes têm direito ao passe livre no transporte público. No entanto, em São Luís, uma cidade com um grande número de famílias em situação de vulnerabilidade, esse direito ainda não é garantido”, enfatizou Rejane Galeno.

A professora conclama os eleitores: “Votem 1 no dia 6 de outubro. Vamos votar 1, em favor do passe livre estudantil, para assegurar esse direito a todos os estudantes de São Luís”.

Rejane Galeno, Coordenadora da Frente do Sim pelo Passe Livre Estudantil

Leia também: Eleição em São Luís! Estudantes fazem campanha pelo Voto 1

MOBILIZAÇÃO

Nos últimos quinze dias, estudantes e entidades representativas da categoria realizaram diversas ações para explicar e conscientizar os eleitores sobre o voto 1, a favor do passe livre estudantil.

A estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão e integrante do movimento Correnteza, Maria Clara, destacou que foram inúmeras panfletagens, plenárias, entre outras ações, para convencer os trabalhadores a votar 1.

“O Maranhão é um dos Estados mais pobres do país. A grande maioria da população sobrevive com dificuldades. O passe livre não é apenas a gratuidade da passagem, mas o início de uma luta para garantir transporte público de qualidade e discutir uma política pública de mobilidade urbana”, refletiu Maria Clara.

Para o presidente municipal da UP, estudante de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão e militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Afonso Sodré, este é um momento crucial para debater a mobilidade em São Luís.

“Esse plebiscito é a oportunidade de optarmos por uma política pública que garanta a gratuidade do transporte público, de forma direta, com o nosso voto. É fundamental votar 1. A grande maioria dos estudantes não consegue sequer chegar a uma quadra esportiva ou ao cinema. Muitas vezes têm apenas o dinheiro da passagem para ir à escola”, afirmou Sodré.

A candidata a vereadora em São Luís pelo PSOL, coordenadora do coletivo de Juventude Juntos e militante ecossocialista, Pat do Juntos, ao relembrar os 54 anos da conquista da meia passagem, enfatizou que “agora é hora de conquistar o passe livre. Vote 1 para assegurar o direito do estudante à cultura e ao lazer”.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados