Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
12/02/2020
O presidente da Liga das Escolas de Samba do Estado do Maranhão (Liesma), Itamilson Lima, participou do Radiojornal Tambor, na sexta-feira (7) e destacou a importância da organização coletiva das escolas de samba de São Luís.
“As escolas de samba precisam se organizar, pois dessa forma conseguem buscar projetos e parcerias para se transformarem num grande equipamento social à disposição de sua comunidade, criando vínculos de pertencimento da comunidade com a escola”, afirmou Lima.
O carnavalesco avaliou que São Luís está experimentando uma nova forma de festejar o carnaval maranhense e ressaltou que também é necessário dar mais visibilidade para os artistas locais.
“A partir do momento que fazemos um evento grandioso aqui e se minimiza o espaço para o artista local é um perigo. Pode até não fazer diferença para o governo atual, mas para a história da cidade, para construção da política cultural do Maranhão faz uma diferença grande”, salientou.
Para que haja uma mudança nesta realidade o presidente da Liesma enfatizou que é preciso pressionar e promover o diálogo com o poder público. “Há uma necessidade do poder público escutar melhor e refletir de que modo conseguiria fazer uma festa grandiosa, inserindo a cultura popular do Maranhão. Dessa forma, desejamos ao turista que se desloca para cá que beba da nossa água e leve um pouco do que nós temos”, sugeriu.
Itamilson Lima também explicou que essas medidas podem contribuir para uma democratização da cultura e para que as escolas de samba também tenham visibilidade nesta festa carnavalesca.
Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast: