Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
13/08/2020
O professor e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, conversou nesta segunda-feira (10), com a Agência Tambor sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas.
Na entrevista ao Radiojornal Tambor, o professor destacou que é preciso pontuar os elementos que podem permitir esta volta, mas, além disso, é necessário garantir que os alunos possam ter às aulas remotas de forma qualificada. Segundo ele, é papel do Estado, por meio dos governos, assegurar estes fatores.
“Quando não há controle sobre o vírus, não se pode fazer o que alguns estados e municípios estão fazendo, anunciando a data de retorno das aulas presenciais, sem um controle ou cuidado”, ponderou ele.
O presidente da CNTE pontuou que para haver uma previsão de data de retorno das aulas presenciais é preciso ter um diálogo com toda a comunidade escolar, investir na estrutura ideal, que garanta a segurança aos alunos e profissionais nas escolas, além de distribuição de equipamentos de proteção individuais.
“Se houver uma imposição por parte dos governos é importante chamar uma greve pela vida”, evidenciou o professor.
Além disso, Heleno Araújo também ressaltou que a posição do governo federal, diante a combate ao novo coronavírus, também é determinante para a insegurança da volta às aulas presenciais.
“O Brasil não tem um presidente que coordene ações durante a pandemia”, salientou.
Para ouvir a entrevista completa confira nosso TamborCast.