O bispo da Igreja Católica, Dom José Valdeci Santos Mendes, conclamou a população em geral a assumir o compromisso da “vida em primeiro lugar”.
A convocação foi feita por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, no qual o religioso destaca a 30ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, que será realizada no próximo sábado (07/09) em todo o Brasil.
Leia também: Onde grilagem é Lei: Encontrão da Teia expõe força em favor da vida
“O nosso grito primordial é pela vida do nosso povo, das comunidades tradicionais, quilombolas, povos originários, dos que vivem nas periferias e em situação de rua, da casa comum, enfim, de todas e todos que são marginalizados e marginalizadas na sociedade”, enfatizou Dom Valdeci.
Como presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Valdeci assinala que “todas as formas de vida importam”, mas questiona: “quem se importa?”.
Então, o bispo afirma: “É importante refletir sobre a vida do nosso povo e que o nosso grito, que o grito dos nossos irmãos e irmãs, possa ecoar em todos os cantos e recantos do nosso país e reverberar, cada vez mais alto, a vida em primeiro lugar.”
Nascido em Coroatá, hoje bispo de Brejo, Dom Valdeci também destaca a necessidade urgente da luta por “um mundo mais justo e uma sociedade pautada na solidariedade, justiça e compromisso com a vida”.
(Veja abaixo a íntegra do vídeo de Dom Valdeci, no Jornal Tambor de Hoje).