O Conselho Nacional do ANDES-SN foi realizado em Belo Horizonte, entre os dias 26 e 28 de julho.
Instância de decisão da categoria docente, o evento teve como tema central “Fortalecer o ANDES-SN na luta por orçamento público, salário e em defesa da natureza”.
O professor Cláudio Mendonça, da coordenação do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do ANDES-SN, informou que uma das diretrizes é criar mecanismos para cobrar do governo federal e garantir a implementação efetiva dos acordos firmados durante a greve dos trabalhadores da educação no Brasil.
Cláudio, que é professor do Colégio Universitário (COLUM), ressaltou que o trabalho será realizado em unidade com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) e com a Fasubra.
“Unidos, somos mais fortes. Vamos cobrar a revogação da Portaria 983, a revogação da Instrução Normativa 66 e a revisão do Decreto 1590”, enumerou Cláudio Mendonça.
Ainda durante o Conad, foi lançada a campanha “Sou Docente Antirracista!”.
Leia também: Canto Ancestral – Evento cultural mobiliza em favor de casa de Candomblé
Para o professor Cláudio Mendonça, a campanha ratifica “o compromisso do Sindicato nessa luta antirracista e com todas as lutas dos movimentos negro, quilombola, indígena, enfim, de todos os ataques que nos atinjam”.
A campanha prevê a segunda edição do documentário “Narrativas Docentes: Negros e Negras do ANDES-SN”.