Skip to main content

STEFEM denuncia péssimas condições de trabalho na empresa FTL

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM) denuncia as péssimas condições de trabalho na empresa FTL.

Segundo o STEFEM, após a implementação de um acordo coletivo que incentivou os gestores a alcançarem metas a qualquer custo, foi observada uma “negligência flagrante e inaceitável no que se refere à proteção dos trabalhadores”.

Nos últimos 30 dias, ocorreram mais de quatro acidentes de trabalho na FTL/CSN, sendo um deles resultando na perda de um membro de um trabalhador da companhia.

Em um informativo aos trabalhadores, o STEFEM condena “esse cenário de verdadeiro descaso com a saúde e segurança do trabalhador”.

A entidade também relembrou um trágico passado no ano de 2022, quando trabalhadores perderam a vida devido a acidentes, e ratificou que “não podemos permitir que essa situação volte a se repetir”.

No Maranhão, a FTL atualmente conta apenas com dois técnicos de segurança para cobrir uma extensão de mais de 400 km de ferrovia, além de mais de oito turmas permanentes, duas oficinas e doze manobras diárias. Somente em São Luís são três pátios de manobras.

A direção do STEFEM adverte que é “humanamente impossível” uma equipe reduzida atender toda essa demanda, mas na visão da diretoria da FTL/CSN, “cuidar da segurança e da saúde dos seus trabalhadores é apenas um custo adicional e não uma obrigação essencial e prioritária”.

Diante dessa situação, o STEFEM reivindica o aumento substancial e imediato do número de técnicos de segurança do trabalho para garantir uma fiscalização eficaz e contínua em todas as áreas, além de investimentos urgentes em treinamentos e equipamentos de segurança adequados para todos os trabalhadores.

A entidade também reivindica a revisão das metas estabelecidas, com prioridade para a saúde e segurança do trabalhador, acima de qualquer incentivo financeiro ou pressão por resultados.

Leia também: Caema informa que privatização não está em pauta

Por fim, o STEFEM enfatizou que a meta da entidade é “garantir que cada trabalhador realize suas atividades em um ambiente seguro e saudável”.

Fiz algumas correções de pontuação, concordância e estruturação para melhorar a clareza e fluidez do texto. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados