Da Agência Tambor
15/03/2020
Existe uma decisão, da Justiça do Maranhão, determinando que a Assembleia Legislativa do Estado faça concurso público para a contratação de servidores.
Sob a presidência do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), a Assembleia assumiu o compromisso de fazer o concurso em 2019. Um cronograma foi montado. Porém, nada foi cumprido e o concurso não foi feito em 2019.
Já estamos em março de 2020 e até o momento a Casa Legislativa, sob a presidência de Othelino Neto, não publica um edital para a realização do concurso.
A Agência Tambor vem cobrando, desde dezembro de 2019, uma posição de Othelino. Por que ele não realizou o concurso? Por que não cumpre uma decisão judicial? Por que ele não dá a mínima justificativa para a opinião pública? Que Maranhão é esse? Seguimos na base do “quero, posso e mando”? Que deputados são esses que não abrem a boca pra cobrar um concurso já determinado pela Justiça?
Para tentar entender melhor essa situação, que pra nós é absurda, a Agência Tambor procurou a Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa, no dia 3 de março, solicitando uma entrevista com Othelino Neto.
No dia 7 de março, um sábado, houve um retorno da Assembleia para a Tambor. Nos foi pedido para indicar dia, hora e local da entrevista. Porém, na véspera da data indicada, a assessoria da Assembleia entrou em contato com a Tambor dizendo que Othelino não iria dar a entrevista. Nos foi dito que teria havido um mal entendido de nossa parte, pois ainda faltaria uma confirmação. A justificativa dada não convenceu.
Para nós fica cada vez mais claro que o concurso não é prioridade para a Assembleia Legislativa do Maranhão, um parlamento que funciona com menos de 5% de servidores concursados, com um orçamento anual de mais de 433 milhões!
Na sexta-feira, 13 de março, mesmo com a ausência de Othelino Neto, os jornalistas Ed Wilson Araújo, Flávia Regina Melo e Emilio Azevedo debateram e cobraram, na Rádio Tambor, a realização de um concurso público para a Assembleia Legislativa do Maranhão.
E a cobrança vai continuar. A decisão judicial para realização do concurso existe.
Ouçam, abaixo, o podcast com o debate promovido pelos três jornalistas da Tambor, cobrando uma posição da Assembleia Legislativa do Maranhão.
https://open.spotify.com/episode/3emOljNwUhMffupG0IdTnp?si=jSjQ32y1T7amkKaBWswVsQ