Após pressão do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), a prefeitura de São Luís divulgou a lista dos contemplados na segunda parcela do pagamento dos Precatórios do Fundef.
A divulgação foi feita após manifestação de professores realizada na terça-feira (21/05) em frente ao Palácio de La Ravardière, sede do Executivo Municipal da capital.
Outra conquista foi a disposição para alteração da Lei que define valores e contemplados do Fundef, pela Administração Municipal.
A proposição foi acertada em reunião entre o Sindeducação e a Secretaria Municipal do Governo (Semgov), após ato realizado em frente à prefeitura.
“Sem a transparência de Braide, o pagamento gerou muitas dúvidas e injustiças. Por isso, estamos cobrando transparência da Administração Municipal com o pagamento do Abono Fundef”, disse a presidente do Sindeducação, Sheila Bordalo.
O Sindeducação já enviou muitos ofícios para a prefeitura, solicitando a apresentação da relação dos beneficiários. Incluindo a quantidade e valores de cotas, o plano de aplicação dos 40% e retomada das atividades da Comissão Gestora do Abono do Fundef.
Os professores desaprovam os valores recebidos, pois estão abaixo da expectativa. Não somente em relação aos valores da primeira parcela, mas também quando comparados ao quantitativo recebido da parcela dos juros.
Leia também: Greve! Profissionais da educação federal lutam por direitos e revogações
A secretária de Comunicação do Sindeducação, Ana Paula Martins, afirmou que com a lista em mãos e a disposição da prefeitura em abrir esse canal de comunicação com categorias “vai tornar esse processo o mais democrático possível”.
A entidade de classe também realizou no final da tarde de terça-feira (21/05) uma live reunindo diretores da entidade, assessoria jurídica para orientar os professores a respeito do processo de pagamento da 1ª e 2ª parcela do Abono Fundef e os próximos passos a serem dados.