O Ministério Público do Maranhão divulgou, no início deste mês (06/05), os vencedores do Prêmio MPMA de Jornalismo 2023.
Membros e servidores da instituição, jornalistas e concorrentes no concurso participaram da cerimônia, realizada no Hotel Luzeiros
Foram premiados trabalhos inscritos nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo, além de Estudantes.
Na categoria Webjornalismo, o jornalista Ed Wilson Araújo foi autor de um dos trabalhos premidos, com a reportagem “A diáspora dos indígenas venezuelanos warao: dos caños aos semáforos”, publicada no Blog do Ed Wilson, em 31 de outubro de 2023.
Ed Wilson é professor do departamento de Comunicação Social da UFMA, atual presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias do Maranhão (Abraço-MA) e integrante da Agência Tambor, da qual é um dos fundadores.
Em uma rede social, Ed Wilson parabenizou “as autras pessoas premiadas e ao Ministério Público pela iniciativa”.
Palestra
No evento de premiação houve uma palestra da jornalista Cristina Serra, que veio a São Luís para lançar o livro “Nós, sobreviventes do ódio”.
Sua fala foi em defesa da democracia, dos direitos humanos e da liberdade de expressão.
Leia também: Sindicato denuncia sobrecarga após fechamento de agência do Bradesco em Cantanhede
Convicta de que jornalista deve ter lado, a palestrante defende a ideia de que os profissionais da imprensa não podem achar normal a fome, a miséria, o analfabetismo, a escandalosa desigualdade social e econômica, a corrupção, a criminalidade explosiva, o desrespeito às liberdades civis, a afronta às instituições democráticas.
“Tudo isso acontece com frequência intolerável no nosso país, mas nada disso é normal. Podemos e devemos ajudar a mudar o que está errado, porque acredito que o jornalismo é um instrumento de mudança da sociedade”, afirmou.
O jornalista Ed Wilson Araújo qualificou como “brilhante a palestra de Cristina Serra”.