Mais de 70 pessoas aprovadas nos concursos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), professor e professoras, esperam sua nomeação pelo governador Carlos Brandão.
No dia 01 de maio, o governador anunciou apenas 27 nomeações para a UEMA. E mais de 100 pessoas teriam sido aprovadas. E essa demora nas nomeações acaba prejudicando alunos e alunas. Essas informações chegam a Agência Tambor pelas pessoas aprovadas.
Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de quinta-feira (02/04) entrevistou Lais Dantas Silva.
Ela é graduada em Química pela UEMA, mestra pelo Instituto Federal do Maranhão e doutora pela Universidade Federal de São Carlos. Lais é uma das pessoas aprovadas no concurso da UEMA do município de Caxias.
Leia também: Cobrando Carlos Brandão! Trabalhadores rurais fecham estradas do Maranhão “exigindo o fim da Lei da Grilagem”
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Lais Dantas Silva)
Lais disse que os aprovados pedem que o governador faça a nomeação dos mais de 70 aprovados nos certames. Ela falou que essa quantidade já nomeada não cobre nem a metade das disciplinas descobertas na UEMA.
“São várias as disciplinas que não tem professores. Isso impacta no aprendizado dos alunos. A educação precisa ser priorizada. Fazemos um apelo ao governador Carlos Brandão, para que ele possa nomear todos os aprovados”, ressaltou a professora.
A aprovada pontuou que a educação no Maranhão só tem a perder com a escassez de professores efetivos no quadro da universidade estadual.
Ela lembrou que em 2023 o número de professores temporários cresceu mais do que os efetivos. Isso seria um problema..
Lais alegou que muitos professores com boas qualificações profissionalmente optam por concursos de outros estados, devido à falta de transparência dos processos seletivos locais.
“Quem perde com tudo isso são os alunos e também a sociedade. É preciso que haja professores qualificados para ensinar futuros profissionais que irão atuar em diversas áreas”, completou Lais.
O outro lado
A Agência Tambor entrou em contato com o governo do estado, através do e-mail: [email protected], para saber quando será a nomeação dos mais de 70 aprovados no concurso da UEMA. Veja abaixo a posição do governo sobre esse assunto:
Fonte: SEAD
06/05/2024
A Secretaria de Estado da Administração (SEAD) informa que, no dia 1º de maio, foi anunciada a nomeação de 27 novos professores para reforçar o quadro da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A Sead também esclarece que a convocação de novos profissionais aprovados em concurso público será feita de forma gradual, conforme disponibilidade orçamentária, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Lais Dantas Silva)
Sim, somos, ainda, mais de 70 professores esperando nomeação. Somos muitos, somos sonhos, somos famílias inteiras na expectativa. A UEMA precisa com urgência de todos nós.
mais de 100 estão aprovados em concursos de vaga única para inicio imediato. Foram vários concursos e não foi cadastro de reserva.